top of page
  • Foto do escritorFernanda Bahia

Yanca Costa é a vencedora da segunda etapa do Dream Tour em Garopaba

Yanca Costa foi a grande campeã da etapa de Garopaba do Dream Tour. A surfista que representa o Rio de Janeiro levou a melhor em uma disputa contra a paulista Julia Santos. Com a vitória, Yanca assume a liderança da temporada de 2023 do circuito nacional. No masculino, o paulista Cauã Gonçalves levou a vitória.

Yanca Costa campeã do Dream Tour Garopaba | Fotos: CBSurf/David Castro


A vitória da Yanca é a primeira em um circuito profissional brasileiro. Mesmo no ano em que foi campeã nacional, a surfista não chegou ao topo do pódio. No caminho para a vitória, além de derrotar a também campeã nacional, Julia Santos, Yanca ainda enfrentou Sol Carrion, que foi um destaque durante a competição.


Surfista de São Paulo, Sol enfrentou ondas grandes e conseguiu garantir boas notas, se arriscando nos drops e nas manobras. Nas oitavas de final, Sol fez uma das maiores notas da competição - e da sua carreira no profissional, um 9. A surfista foi até a semifinal do evento, seu melhor resultado até aqui.

Sol Carrion no Dream Tour Garopaba
Sol Carrion no Dream Tour Garopaba | Fotos: CBSurf/David Castro

Desde o primeiro dia de janela, o mar na praia da Ferrugem em Garopaba, garantiu as melhores ondas para a disputa da segunda etapa do Circuito Nacional. As meninas, que estrearam no evento no terceiro dia surfaram, possivelmente, as melhores ondas na janela. O mar grande fez algumas surfistas se destacarem já nos primeiros rounds.


A surfista catarinense Tainá Hinckel fez a maior nota da competição, no feminino e no masculino: 9.33, em sua bateria nas quartas de final. Tainá chegou até a semifinal, mas acabou derrotada pela vice-campeã da etapa. Foi dela também o maior somatório do feminino, nas oitavas de final: 15 pontos.

Tainá Hinckel no Dream Tour Garopaba
Tainá Hinckel no Dream Tour Garopaba | Fotos: CBSurf/David Castro

A líder do ranking e campeã da etapa de Xangri-lá do Dream Tour acabou eliminada nas oitavas de final, para sua conterrânea, a surfista Larissa dos Santos. Com isso, a vice-campeã da primeira etapa, Julia Duarte, entrou na briga pela liderança, mas perdeu sua chance nas quartas, em uma bateria disputada contra Julia Santos, que levou a melhor de virada.


No único dia off do evento, o Dream Tour promoveu uma expression session para 12 atletas do feminino e 12 do masculino, valendo R$5.000,00 pros dois surfistas - um de cada categoria - que fizessem a melhor manobra. Julia Santos levou o cheque para casa com um layback na junção em uma onda pra esquerda.

Julia Santos na expression session do Dream Tour Garopaba
Julia Santos na expression session do Dream Tour Garopaba | Foto: CBSurf/David Castro

A próxima etapa do Dream Tour acontece de novo em Santa Catarina, dessa vez na Praia Mole, em Florianópolis. A janela vai do dia 30 de agosto até o feriado do 7 de setembro.

bottom of page