• Fernanda Bahia

Yanca Costa conquista o campeonato nacional da CBSurf Pro Tour

A cearense, erradicada no Rio de Janeiro, Yanca Costa, conquistou, nessa sexta-feira, 18 de dezembro, o campeonato nacional da CBSurf Pro Tour, após a última etapa do tour, em uma praia de Vila do Atlântico, em Lauro de Freitas, Salvador, Bahia. Além dela, Silvana Lima saiu vitoriosa da terceira etapa.

Yanca Costa
Yanca Costa | Foto: CBSurf/Rodrigo Calzone

O primeiro dia de evento já decidiu a vitória das meninas, e Yanca Costa, que chegou à última etapa como líder do ranking, depois de fazer pódio nos dois primeiros evento. E apesar de ter sido eliminada na sua bateria de estreia, ainda assim levou a melhor e venceu o circuito. A atleta viu suas adversárias concorrentes ao título serem eliminadas uma a uma, e ela se manteve a líder. A campeã comentou à CBSurf:

“É muito irado ganhar o circuito. Já venho batalhando há muito tempo, batendo na trave por vários anos, e desta vez deu certo. Estou muito feliz e quero agradecer a Deus, que estava aqui comigo e me ajudou, e vamos com tudo para o próximo ano, treinar mais e surfar mais para poder defender o título”

Silvana Lima
Silvana Lima | Foto: CBSurf/Rodrigo Calzone

Yanca perdeu sua bateria para Silvana Lima e Juliana dos Santos. A partir daí, era uma questão de em qual fase do campeonato suas adversárias seriam eliminadas. Julia Duarte e Ariane Gomes, concorrentes ao título, foram eliminadas nas semi-finais, contra Tainá Hinckel e Silvana Lima. Taís Almeida, a última ameaça ao título de Yanca, ficou em último na sua bateria, contra Bianca Macedo e Julia Duarte.


A final do evento ficou entre Silvana Lima, a carioca Bianca Macedo, a catarinense Tainá Hinckel e a paulista Julia Santos. Silvana venceu de virada contra Bianca, após conseguir 12.20 pontos em seu somatório. Bianca ficou em segundo, Tainá em terceiro, e Julia, campeã nacional em 2019, ficou em quarto na bateria.


O primeiro dia de evento viu a primeira fase dos meninos entrarem na água. Mas os líderes do ranking, que estão disputando o campeonato nacional masculino, estreiam no evento neste sábado, 19 de dezembro.