Fernanda Bahia
Women's CT 2022: conheça as 17 atletas que competem no tour mundial dessa temporada
Pela primeira vez, as mulheres e os homens vão começar o tour mundial juntos, na mesma janela de evento e no mesmo local: Banzai Pipeline, no Hawaii. E a janela da competição começa no próximo sábado, 29 de janeiro. O ManaSurf já divulgou aqui o calendário dessa temporada - que já sofreu alterações, e o local do Finals Day. Agora, vamos apresentar as 17 atletas que vão competir pelo título mundial em 2022.

O formato de decisão das atletas que competem o CT mudou a partir dessa temporada. Em 2022, das 17 atletas que vão participar, 9 se classificaram a partir do ranking de 2021 do Championship Tour. Outras seis precisaram competir o Qualifying Series, para conseguir uma vaga no Challenger Series, e a partir do ranking do novo tour, conquistar uma vaga no CT.

Além das 15 surfistas classificadas, duas surfistas competem nas vagas de wildcard da temporada. E em cada evento terá uma wildcard local. A WSL nomeou ainda uma substituta, caso alguma atleta saia da competição nas primeiras cinco etapas do tour. A atleta substituta nomeada pela liga foi a australiana Bronte Macaulay.
Os nomes que a gente pode esperar para ver nas etapas do CT são:
1. Carissa Moore
A atleta é a atual campeã mundial e já venceu o tour cinco vezes. Carissa representa o Hawaii no tour, e representou os Estados Unidos nas Olimpíadas, garantindo o primeiro ouro da história do surf nos Jogos Olímpicos, em 2021. A surfista estreou no CT em 2010, e em 2011 ganhou o campeonato mundial pela primeira vez. Os outros foram em 2015, 2017, 2019 e 2021. Desde que entrou no CT, nunca finalizou uma temporada abaixo do top5 feminino.

2. Tatiana Weston-Webb
Tati é a única representante do Brasil no tour mundial. A atleta competiu pelo Hawaii até 2018, quando, por ser naturalizada brasileira, passou a representar o país. O vice-campeonato foi o seu melhor resultado no CT, conquistado pela primeira vez na última temporada. A surfista representou o país nas Olimpíadas junto com Silvana Lima em 2021.

3. Sally Fitzgibbons
A australiana Sally Fitzgibbons entrou no CT em 2009, e no seu segundo ano garantiu o vice-campeonato, assim como em 2011 e 2012. Apesar dos bons resultados, a surfista ainda não conquistou o título mundial, mas segue tentando. Aos 16 anos, Sally venceu o Junior Tour, e aos 18, o Qualifying Series - tendo vencido os cinco primeiros eventos daquela temporada.

4. Johanne Defay
A francesa compete no CT desde 2014, e desde então nunca ficou fora do top10 nas temporadas em que competiu. Sua melhor classificação foi o quarto lugar, na temporada de 2021.

5. Stephanie Gilmore
Stephanie Gilmore é o maior expoente do surf feminino no tour: a australiana é heptacampeã mundial. Seu primeiro título veio em 2007, com 19 anos, no seu ano de estreia no tour mundial. Ela foi a primeira, entre homens e mulheres, a vencer o tour mundial já no primeiro ano competindo. A última vez que Steph levou um título foi em 2018.

6. Caroline Marks
Caroline Marks foi, em 2018, a atleta mais nova a se qualificar para o CT, quando tinha 16 anos. A americana garantiu, no seu ano de estreia, o vice-campeonato, e chegou a ficar em primeiro no ranking, durante a temporada de 2019. Esse é o seu terceiro ano no Championship Tour.

7. Lakey Peterson
Lakey foi a primeira mulher a realizar um aéreo em uma competição, quando ela tinha 14 anos. Aos 18, entrou para o CT, e esta é a sua sétima temporada no tour. Em 2018, Lakey conquistou sua melhor colocação, um vice-campeonato. Esse ano, Lakey compete como wildcard, após um machucado mantê-la fora da competição e das últimas quatro etapas do tour.

8. Tyler Wright
A australiana tem dois campeonatos mundiais, em anos seguidos: 2016 e 2017. Em 2019, Tyler competiu o último evento da temporada, quando voltou ao tour após se recuperar de uma doença auto imune. 2021 foi seu retorno oficial ao CT.

9. Isabella Nichols
Isabella estreou no CT em 2021, aos 23 anos. Como rookie, ela foi a melhor colocada entre as estreantes da temporada passada, e volta ao CT esse ano para buscar melhorar sua posição no ranking.

10. Courtney Conlogue
Courtney Conlogue é uma veterana do CT, tendo competido pela primeira vez em 2011. A atleta tem dois vice-campeonatos na sua carreira, e por pouco não conseguiu garantir sua vaga no tour mundial pelo ranking do CT 2021.

11. Gabriela Bryan
Gabriela Bryan é uma havaiana, que conquistou sua vaga no CT pelo ranking do Challenger Series. A surfista entrou no Junior Tour em 2015, e seu resultado mais expressivo foi no Challenger Series de 2021, quando conquistou o vice-campeonato no US Open of Surfing.

12. Brisa Hennessy
Brisa nasceu e cresceu na Costa Rica, e se qualificou pela primeira vez para o tour mundial em 2018. A surfista ainda está em busca de um top10 no ranking do CT, mas segue reconquistando sua vaga pelo QS ou Challenger Series e se manteve no tour desde então.

13. Bettylou Sakura Johnson
Bettylou tem apenas 16 anos e se qualificou para o CT pelo ranking do Challenger Series. A atleta representa o Hawaii no tour mundial e, em 2021, venceu a etapa de Haleiwa do Challenger. Esse é seu rookie year no Championhip Tour.

14. India Robinson
A australiana de 21 anos também está estreando no Championship Tour, na temporada de 2022. India venceu a etapa de Hossegor, na Franca, na etapa do Challenger Series de 2021.

15. Luana Silva
Filha de brasileiros, a surfista de 17 anos compete representando o Hawaii no tour mundial. Luana levou o primeiro lugar na etapa portuguesa do Challenger Series, em Ericeira, na temporada de 2021. Essa temporada é sua primeira competido pelo título mundial da WSL.

16. Molly Picklum
Molly vai estrear no CT em 2022, após a estadunidense Caitlin Simmer renunciar sua vaga no tour mundial. A surfista conquistou sua vaga pela sua classificação no ranking do Challenger Series.

17. Malia Manuel
Malia é a outra wildcard da temporada de 2022. A surfista havaiana entrou no CT em 2012, aos 19 anos. Sua melhor colocação no ranking do tour mundial desde então foi o quinto lugar, em 2014.

Com a temporada de 2022 chegando, agora você já conhece as atletas que vão competir pelo seu primeiro - ou mais um - título mundial. E tem tanta gente nova e nomes de peso, que fica difícil escolher a grande aposta da temporada que está começando.