• Fernanda Bahia

Surf na gravidez: como flutuar na prancha com um barrigão?

Nicole Pacelli, Claudinha Gonçalves e Marina Werneck estão grávidas. Mas, como isso afeta o surf?


No ano passado, 2019, as surfistas Claudia Gonçalves e Marina Werneck, e a surfista de Stand Up Nicole Pacelli, postaram fotos em suas respectivas contas no Instagram, com a notícia de que estão grávidas. As três participaram juntas do programa do Canal OFF, México por Elas e agora estão grávidas juntas. Será que vem uma nova temporada, agora acompanhadas dos bebês?


Nicole foi a primeira a dar a notícia, com o vídeo de um ultrassom e a legenda contando que quando ganhou sua medalha no Pan Americano de Lima, que aconteceu entre julho e agosto de 2019, ela estava grávida de três meses. Pois é, o filho já ganhou uma medalha de bronze na barriga da mamãe. Na semana do dia 17 de janeiro, Pacelli estava completando quase 36 semanas de gravidez. E seu último post surfando, até o dia dessa matéria ir ao ar, foi no dia 9 de janeiro, com o barrigão de 8 meses de gravidez, um bebê de quase 3kg e 13kg a mais na mamãe.


Marina Werneck é a gravidinha mais recente. No dia 4 de outubro foi a vez de ela dar a notícia de que “tem uma sereia no meu forninho”. No dia 21 de janeiro, Marina compartilhou uma foto de um momento de praia, com sua barriga de 36 semanas, mas dessa vez olhando o mar de longe.


Seu último post surfando no Instagram foi em dezembro, com 30 semanas. Na legenda, a declaração de que amava surfar com sua bebê, a Moana. Marina já parou de surfar para esperar a filhota, mas continua nadando. Enquanto ainda conseguia remar e dropar nas ondas, se adaptou a pranchas maiores, que aguentassem ela e o barrigão.


Claudinha Gonçalves também anunciou a novidade nas redes sociais. No dia 22 de agosto, uma foto com a barriguinha de grávida já aparecendo. Claudinha está grávida de uma menina, e já com 9 meses de gravidez, está esperando Clara chegar a qualquer instante.


Mesmo grávida, a surfista realizou duas edições das suas clínicas de surf, a Coolture Life. Nas duas, surfou já barriguda com suas alunas, com pranchas melhor adaptadas ao seu novo corpo e um cuidado maior com ela e sua filha. Em entrevista ao ManaSurf, a futura mamãe contou que surfou durante quase toda a gravidez e parou somente no oitavo mês. Relembrando seu último dia de surf, ela conta que apenas prestou atenção e seu corpo que deu os sinais de que era melhor parar. Mas a surfista também continuou nadando para não perder o contato com a água.


Claudinha contou ainda da conversa com seu médico logo que descobriu a gravidez. Acompanhada pelo médico esportivo Dr. Marcelo Baboghluian durante toda sua carreira esportiva, assim que soube da notícia ligou para ele para contar a novidade e tirar suas dúvidas. A principal era se poderia continuar surfando. O médico não apenas permitiu, como recomendou que ela continuasse a praticar o esporte, uma vez que o surf é algo essencial para o bem estar físico e mental da atleta.


Mas é necessário lembrar que cada caso é um caso, e existem sim contraindicações para grávidas no surf. O acompanhamento médico é essencial para que a decisão de continuar ou não surfando seja tomada. Nicole Pacelli fez questão de reforçar isso quando deu a notícia de que competiu grávida no Pan. “Primeiro eu fui conversar com a minha médica, e ela me deu todo o apoio, me deu toda a confiança. Ela falou que eu surfava todos os dias da minha vida, então o meu corpo estava mais que acostumado, e por isso eu poderia competir”, contou ela em um story no Instagram.


A recomendação dos médicos é que o exercício físico seja evitado ou seja mais leve nos primeiros meses da gestação. Isso porque esse é o período considerado de risco. A partir do quarto mês, não existe um consenso quanto à prática do surf, mas é necessário o bom senso. O importante é conhecer seus limites e compreender como esse esporte pode afetar o período, seja negativa ou positivamente. Além disso, ter um médico confiável e que entenda a importância e os efeitos do surf no corpo e na mente da futura mãe são importantes para que os conselhos sejam pensados de acordo com cada caso e cada mulher.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

Contato

COPYRIGHT © 2019, PORTAL MANASURF . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.