top of page
  • Foto do escritorFernanda Bahia

Soleil Errico é a campeã do Longboard Tour 2023 e Chloé Calmon termina em oitavo no ranking

Soleil Errico, dos EUA, foi campeã mundial de Longboard pela terceira vez. no Longboard World Tour da WSL. A surfista derrotou a havaiana Kelis Kaleopa'a, em uma disputa semelhante ao do Championship Tour, com um único dia de competição.

Soleil Errico campeã do Longboard Tour 2023 | Fotos: WSL/Keoki Saguibo e Tommy Pierucki


Kelis Kaleopaa chegou em primeiro na final, enquanto Soleil precisou derrotar Sophia Cullhane para o melhor de três pelo título mundial. Na disputa contra Kelis, Soleil levou a primeira bateria com um somatório de 13.50 pontos, e já na segunda bateria decidiu o título, com um somatório 15.83, e uma onda excelente que garantiu 8.33 pontos na disputa.

Kelis Kaleopa'a vice-campeã mundial de longboard
Kelis Kaleopa'a vice-campeã mundial do Longboard Tour | Foto: WSL/Tommy Pierucki

Esse é o segundo título mundial seguido de Soleil, que venceu também em Malibu no ano anterior, enquanto seu primeiro título veio em 2018. Nas duas temporadas, de 2023 e 2022, foi Kelis a vice-campeã. Kaleopa'a, que tem 18 anos, segue em busca do seu primeiro título mundial.


A carioca Chloé Calmon também competiu a grande final e terminou a temporada em oitavo lugar no ranking. A surfista já foi duas vezes vice-campeã mundial, e representou o Brasil ao lado da paulista Luana Soares na temporada. Chloé disputou uma bateria contra Rachael Tilly e Mason Schremmer, mas não conseguiu avançar.

Chloé Calmon disputou a final do Longboard Tour 2023
Chloé Calmon disputou a final do Longboard Tour 2023 | Foto: WSL/Tommy Pierucki

O campeonato chegou a ir para a água no sábado, mas foi adiado por uma neblina que impedia a visibilidade. A bateria de Chloé, que foi a primeira do dia, foi interrompida com 8minutos passados, e entrou na água novamente na segunda-feira. No domingo o campeonato ficou on hold, mas a neblina ainda não tinha dado trégua.


A temporada do Mundial de Longboard da WSL terminou na segunda-feira, com um Finals Day no mesmo formato do WSL Finals do Championship Tour, mas em Malibu, o pico clássico do longboard na Califórnia. Foi o primeiro ano que a WSL implementou o novo formato no Longboard Tour.


bottom of page