top of page
  • Foto do escritorFernanda Bahia

Shiseido Tahiti Pro: Caroline Marks campeã da última etapa do CT 2023

Caroline Marks foi a grande campeã da última etapa do Championship Tour dessa temporada. A vitória foi contra a rookie do ano, Caitlin Simmers. As duas estão classificadas para a WSL Finals em Trestles, em setembro, e disputam entre si uma vaga para os Jogos Olímpicos em Paris em 2024. No masculino, o campeão foi o australiano Jack Robinson, em cima do tricampeão mundial Gabriel Medina, e a disputa garantiu a Robinson a última vaga na Finals.

Caroline Marks campeã do Tahiti Pro | Fotos: WSL/Matt Dunbar


Essa é a segunda vitória de Caroline Marks nessa temporada, e a terceira final de Caitlin, que ganhou as outras duas. O confronto não teve os clássicos tubos de Teahupo'o, com o vento atrapalhando, mas Marks soube usar as ondas para suas manobras e levou a melhor.


As semifinais ainda viram condições melhores no mar, e Marks eliminou a campeã mundial Tyler Wright, enquanto Caity venceu contra a local wildcard, Vahine Fierro. Nessa disputa, os tubos se fizeram presente e foram bem aproveitados pelas duas. E Caitlin inclusive garantiu uma das melhores notas da competição e a melhor do Finals Day, um 9.23.

Caitlin Simmers no Shiseido Tahiti Pro
Caitlin Simmers no Shiseido Tahiti Pro | Foto: WSL/Matt Dunbar

A brasileira Tati Weston-Webb acabou ficando pelas quartas, eliminada por Tyler Wright, a única campeã mundial a chegar nas semis. Foi nas quartas também que Caroline eliminou Stephanie Gilmore e Vahine Fierro eliminou Carissa Moore.


Teahupo'o, Tahiti, onde será o surf nas Olimpíadas 2024
Teahupo'o, Tahiti, onde será o surf nas Olimpíadas 2024 | Foto: WSL/Matt Dunbar

O Shiseido Tahiti Pro foi uma etapa decisiva, tanto para as Finais quanto para os Jogos Olímpicos. A última vaga no top5 feminino estava sendo disputada entre quatro atletas, e Caity Simmers acabou se classificando. Molly Picklum, durante o evento, também garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris - que será, inclusive, no mesmo local onde foi o evento, Teahupo'o.



O próximo, e último, evento da temporada é a WSL Finals, que acontece de novo em Trestles, na Califórnia. Carissa Moore chega, novamente, em primeiro lugar na disputa, como foi em 2021, quando levou seu quinto título mundial, e 2022, quando foi vice-campeã, e Steph Gilmore levou a melhor se tornando octacampeã mundial.


As disputas já estão definidas para o título mundial:

1ª Bateria: Cailtin Simmers x Molly Picklum

2ª Bateria: Caroline Marks x Campeã da 1ª bateria

3ª Bateria: Tyler Wright x Campeã da 2ª Bateria

4ª Bateria: Carissa Moore x Campeã da 3ª Bateria


A janela da WSL Finals abre no dia 8 de setembro e vai até o 16. Quando rolar, a disputa acontece toda em um único dia, com as baterias femininas e masculinas intercaladas.

bottom of page