• Fernanda Bahia

Segunda etapa do CBSurf Pro Tour chega ao fim no Ceará com duas locais se destacando

A segunda etapa do CBSurf Pro Tour aconteceu nos últimos dias 25 a 27 de novembro, na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O primeiro dia do campeonato foi longo, e já decidiu as semifinalistas da categoria feminina. As finais femininas rolaram no segundo dia de evento, e o último dia decidiu os campeões masculinos.


Ariane Gomes com seu troféu da segunda etapa do CBSurf Pro Tour
Ariane Gomes com seu troféu da segunda etapa do CBSurf Pro Tour | Foto: Lima Jr.

O Ceará se destacou com a local Ariane Gomes, que participou pela primeira vez o circuito profissional da CBSurf, e venceu a etapa. Além dela, a cearense erradicada no Rio de Janeiro, Yanca Costa, fez pódio nos dois eventos do circuito, e garantiu a primeira colocação no ranking de 2020.

Yanca Costa, atual líder do ranking nacional feminino
Yanca Costa, atual líder do ranking nacional feminino | Foto: Lima Jr.

Yanca Costa garantiu o terceiro lugar na praia de Taíba, com Tainá Hinckel em segundo e a carioca Júlia Duarte em quarto. Yanca foi a única atleta, até agora, a fazer pódio nas duas etapas, e está no primeiro lugar do ranking com 1590 pontos, com Ariane em segundo, com 1380 pontos.



A bateria final foi acirrada e Yanca e Tainá revezaram com as maiores pontuações no começo. Ariane decidiu se afastar das adversárias e esperar uma boa onda para abrir sua bateria, manteve consistência nas suas ondas e tomou a liderança até o final.


Tainá também fez uma etapa importante, marcando o seu retorno às competições depois de uma lesão e muito treino, durante a quarentena. Logo antes da etapa do Ceará, a catarinense postou no seu Instagram um relato sobre a sua volta, a lesão que teve no final de 2019 e como foi seu preparativo, quando entendeu a importância dos treinos e da alimentação para seu surf.


Nayson Costa, campeão da segunda etapa do CBSurf Pro Tour
Nayson Costa, campeão da segunda etapa do CBSurf Pro Tour | Foto: Lima Jr.

A categoria masculina, que terminou no último dia de evento teve uma final emocionante e inédita, com o surfista paraense Nayson Costa garantindo o primeiro lugar. A emoção ficou por conta da superação do atleta, que chegou para a competição sem prancha e sem dinheiro, e acabou conquistando sua vitória mais importante até hoje. O surfista levou a melhor em cima de Ian Gouveia, de Santa Catarina, que ficou em segundo, Wesley Dantas, de São Paulo, em terceiro, e o paraibano Samuel Igo em quarto.


A próxima, e última etapa, do CBSurf Pro Tour, que vai decidir o campeão nacional de 2020, vai acontecer na Bahia, nos dias 18 a 20 de dezembro, e as inscrições já estão abertas. O calendário da CBSurf conta ainda com as etapas únicas do nacional de longboard e de águas doces. E finaliza o ano na Bahia com o CBSurf Junior Tour, logo após o Natal.