• Fernanda Bahia

Sally Fitzgibbons é a campeã do Rottnest Search

A australiana Sally Fitzgibbons foi a campeã da última etapa australiana do Championship Tour 2021. A brasileira Tati Weston-Webb foi eliminada cedo, e perdeu a segunda colocação do ranking. No masculino, Gabriel Medina ganhou novamente, e o Brasil foi campeão em todos os eventos australianos.

Sally Fitzgibbons e Gabriel Medina campeões em Rottnest
Sally Fitzgibbons e Gabriel Medina campeões em Rottnest | Foto: © WSL / Dunbar

Sally disputou o título da etapa contra Johanne Defay, e a vitória sobre a francesa garantiu o segundo lugar no ranking, empurrando Tati Weston-Webb para o terceiro. Tyler Wright (em quarto), Stephanie Gilmore e Johanne Defay (empatadas em quinto) também aparecem no top5.

Sally Fitzgibbons
Sally Fitzgibbons | Foto: © WSL / Dunbar

As campeãs mundiais Tyler Wright e Carissa Moore foram eliminadas nas semifinais. Foi a conterrânea de Tyler e veterana do tour, Sally, que barrou Wright de seguir na competição. Já Carissa perdeu para Johanne com menos de 1 ponto de diferença no somatório da bateria.


Algumas das favoritas da etapa foram eliminadas logo cedo, assim como aconteceu com Tati. Steph Gilmore foi eliminada no round de 16, contra Nikki Van Djik. Foi Nikki quem eliminou Tatiana nas eliminatórias. A promessa Caroline Marks não se encontrou nessa etapa e perdeu para Malia Manuel, também no round de 16.

A eliminação cedo da representante do Brasil rendeu algumas lágrimas da surfista. E rendeu um vídeo que viralizou e mostrou como é a união dos atletas brasileiros durante o tour mundial. Nas imagens, Tati é consolada por Miguel e Filipinho, enquanto chora pela sua derrota.


A seleção brasileira de surf tem dominado o tour mundial, e no masculino temos três surfistas no top5 do ranking. Além disso, das cinco etapas do CT 2021, quatro foram vencidas por brasileiros, incluindo uma dobradinha na etapa de Margaret Rivers, com Filipe Toledo e Tati campeões. Foram 12 finais com brasileiros em 12 etapas do CT.