Fernanda Bahia
Programa Talento Feminino: conheça o novo projeto da CBSurf em prol do surf feminino
O Programa Talento Feminino aconteceu no último final de semana, nos dias 1 e 2 de abril, no Rio de Janeiro, na praia do Recreio. O novo projeto uniu surfistas das próximas gerações, de até 16 anos, para participarem de dinâmicas relacionadas ao surf competitivo.

O programa da CBSurf, que no Rio foi em parceria com a Feserj, também aconteceu em dois finais de semana de março, no Ceará e em Santa Catarina, também em parceria com as respectivas federações estaduais. No Rio de Janeiro, a CBSurf recebeu um record de inscrições.
“O objetivo desse programa é saber quantas meninas tem em cada lugar, observar cada uma de vocês, fazer uma pesquisa qualitativa e quantitativa, para a gente conseguir alavancar novos projetos em prol do surf feminino”, afirmou Brigitte Mayer, vice-presidente da CBSurf, na abertura do evento.
Durante os dois dias de evento no Rio de Janeiro, as surfistas participaram de dinâmicas de freesurf e simulações de competições. Nas baterias, Brigitte Mayer, Karina Abras e Andrea Lopes, todas do núcleo de surf feminino da CBSurf, avaliaram o desempenho das atletas, para coletar dados essenciais para a confederação. O evento contou ainda com árbitras e juízas credenciadas pela ISA, para ajudarem nessas avaliações.
Para Sarah Osório, surfista carioca de 15 anos que participou do evento, “foi muito bom saber que tem uma federação que vai ajudar a gente em campeonatos e viagens. E que se a gente precisar de alguma coisa a gente vai poder contar com eles.”
Além disso, Sarah comentou sobre as simulações de competição:
“A experiência de fazer essas baterias e ouvir o que elas estavam passando foi muito bom, valeu muito para mim e para o meu aprendizado, para melhorar meu surf e meus treinos. Eu gostei bastante e seria muito bom que todas as meninas tivessem a oportunidade de participar desse evento.”
Essa foi a primeira vez que a CBSurf realizou um programa desse tipo, que faz parte de uma série de novidades da nova direção da confederação, que conta com a presidência de Teco Padaratz, e de Brigitte Mayer como vice-presidente.