top of page
  • Foto do escritorFernanda Bahia

Pena Pro Baía Formosa: Sophia Gonçalves é a campeã da segunda etapa do circuito Taça Brasil

A paulista de 17 anos, Sophia Gonçalves, foi a grande campeã do Pena Pro Baía Formosa. As finais do campeonato rolaram no último final de semana, e a paraibana Ana Lu Silva foi a vice-campeã da etapa. Essa foi a primeira final, no circuito profissional brasileiro, para as duas atletas. No masculino, Lucas Vicente, atleta de Santa Catarina, foi o campeão.

Sophia Gonçalves campeã do Pena Pro Baía Formosa | Fotos: CBSurf/Lima Junior


Sophia perdeu já no primeiro round da competição, na primeira etapa do circuito, em Porto de Galinhas, mas conseguiu se recuperar para a segunda etapa e levou o título. Já Ana Lu, que também fez seu melhor resultado até hoje no circuito, precisou eliminar Nathalie Martins, campeã sulamericana e veterana nas competições profissionais.

Ana Lu Silva vice-campeã do Pena Pro Baía Formosa
Ana Lu Silva vice-campeã do Pena Pro Baía Formosa | Foto: CBSurf/Lima Junior

A outra semifinal foi entre a campeã da etapa, Sophia, contra a atleta de Santa Catarina, Alexia Monteiro. As duas semifinis foram acirradas, com menos de um ponto de diferença nos somatórios.


A vitória de Sophia não tirou a primeira posição do ranking da atleta carioca, campeã da primeira etapa, Julia Duarte, mas a paulista está agora em segundo. Confira o Top10 feminino do Circuito Taça Brasil:

Top10 da Categoria Feminina:

1ª: Julia Duarte (RJ) - 13.400 pontos

2ª: Sophia Gonçalves (SP) - 11.800

3ª: Kiany Hyakutake (SC) - 11.400

4ª: Monik Santos (PE) - 10.200

5ª: Juliana dos Santos (CE) - 10.200

6ª: Nathalie Martins (PR) - 10.100

7ª: Kemily Sampaio (SP) - 10.100

8ª: Ana Lu Silva (PB) - 10.000

9ª: Gabriely Vasque (PR) - 9.900

10ª: Alexia Monteiro (SC) - 8.300

Alexia Monteiro no Pena Pro Baía Formosa
Alexia Monteiro no Pena Pro Baía Formosa | Foto: CBSurf/Lima Junior

O Circuito Taça Brasil é o tour de acesso para o principal circuito profissional da CBSurf, o Dream Tour. No fim das seis etapas confirmadas, as 7 primeiras colocadas do ranking Taça Brasil vão garantir uma vaga para correrem o Dream Tour.


A próxima etapa será no estado de São Paulo - a praia ainda não foi confirmada. O circuito terá ainda duas etapas no Sul e termina em Paracuru, no Ceará, no Pena Pro Paracuru, em dezembro.

bottom of page