• Fernanda Bahia

Nem só de surfistas se faz o surf

Se você pensar no surf, tenho certeza que a primeira coisa que você pensa, é no surfista. Mas, você já parou pra pensar nos outros personagens que estão em volta desse esporte? Seja em campeonatos, na mídia ou até mesmo na hora de preparar o atleta, nem só de surfista se faz o surf. E aqui, vamos falar um pouco dessas outras profissões que podem ter a ver com o surf e que, quase sempre, enfrentam um meio tão machista quanto as próprias surfistas.

Foto: Sam Manhães

Recentemente, a WSL transmitiu o Nissan Super Girl Surf Pro, uma competição só de surf feminino que acontece na Califórnia e já está na sua 13a edição. Mas, apesar de ser um evento todo voltado para o surf feminino, os comentadores foram dois homens. Assim como os fotógrafos oficiais do evento. Algo que se repete em quase todas as transmissões das competições da WSL. Será que não tem mulheres para comentarem o surf? Mulheres para fotografarem e filmarem o surf? Jornalistas para cobrirem o surf? Juízas nas competições?


Outras profissões que fazem parte do universo do surf passam pelo mesmo problema. Quantas shapers mulheres estão fazendo prancha para os surfistas profissionais? Quantas shapers mulheres você conhece? Ou quantos surfistas tem treinadoras mulheres? Empresárias? Fisioterapeutas?


A verdade é que a gente sabe que existem mulheres em todas essas profissões. Inclusive, já fizemos uma lista de mulheres fotógrafas que você deve conhecer. E com o tempo faremos de outras profissões também. Mas, assim como as mulheres surfistas, elas não têm espaço no meio. Não como os homens.




E a gente entende que quanto mais mulheres ocupando esses espaços, mais o surf feminino vai evoluir, e o surf como um todo também. Afinal, o esporte deve ser inclusivo para todos, não só para os surfistas. Já que nem só de surfistas se faz o surf.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

Contato

COPYRIGHT © 2019, PORTAL MANASURF . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.