• Fernanda Bahia

Não existe Qualifying Series para as mulheres no Brasil


Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, começa o maior evento do Qualifying Series na América Latina: o Oi Hangloose Pro Contest, em Fernando de Noronha. Mas não veremos mulheres na água, já que essa etapa do QS é só para os homens.


O calendário do QS começou em janeiro e algumas etapas já aconteceram. No calendário divulgado para 2020, duas etapas estão confirmadas no Brasil, a de Fernando de Noronha e uma em Santa Catarina. Aparecem no calendário, ainda, duas possíveis etapas, na Bahia e em São Paulo. E em nenhum desses eventos as mulheres serão convidadas a participar.


Na América do Sul, como um todo, são sete possíveis etapas, quatro no Brasil, duas no Chile e uma na Argentina. Mas apenas quatro poderão contar com atletas do feminino e nenhuma delas está confirmada ainda. Apenas um evento confirmado na América do Sul teve a participação delas, que aconteceu em dezembro, no Chile, já valendo pontos para o ranking de 2020. Ou seja, até agora as atletas brasileiras e surfistas de outros países da América do Sul só tiveram uma chance de correr o QS perto de casa.


O Qualifying Series é o tour da WSL que possibilita que os atletas conquistem vagas para o Championship Tour, o evento principal do surf mundial, a partir de pontuações e um ranking. Os pontos acumulados durante o ano dependem de quantos e quais eventos do QS cada atleta participou e qual foi sua colocação.

Com um calendário desfalcado para as atletas da América do Sul, os custos para elas participarem do QS são muito maiores do que para eles, que já têm duas etapas confirmadas dentro do continente para participarem. Para as surfistas profissionais sul-americanas, as opções mais viáveis são as etapas nos EUA, local mais próximo e talvez o mais barato. O resto do calendário é, em sua maioria, na Austrália e África do Sul, com alguns eventos na Europa e na Ásia. Das cinco etapas da Women's Qualifying Series que aconteceram até o momento nesse ano, apenas uma teve uma atleta brasileira, a Karol Ribeiro, que participou do evento de Tenerife, nas Ilhas Canárias.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

Contato

COPYRIGHT © 2019, PORTAL MANASURF . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.