
Fernanda Bahia
Longboards invadem a piscina de ondas do Kelly Slater pela primeira vez no Cuervo Surf Ranch Classic
Depois de sete meses, o surf de longboard voltou para a água em uma competição da WSL. Mas não foi no mar. O Cuervo Surf Ranch Classic é o primeiro evento de long no Surf Ranch, piscina de ondas do Kelly Slater. O evento aconteceu ontem, 2 de outubro, e misturou o surf clássico de alguns dos melhores longboarders, com a tecnologia do Surf Ranch.
Dessa vez, a WSL optou por não transmitir o evento ao vivo, como tem feito nas outras competições da WSL Countdown. Espectadores poderão assistir ao evento somente no domingo, dia 18 de outubro, a partir de 14h no horário local, 18h no horário de Brasília, pelo site da WSL. Como não vai ser ao vivo, a competição vai se misturar com conteúdos sobre o lifestyle do longboard e entrevistas com os surfistas.
Lendas do longboard como Joel Tudor e Kassia Meador estavam na competição, ao lado de outros atletas das novas gerações como Honolua Blomfield e Justin Quintal. O evento teve uma competição individual, com seis atletas na categoria feminina e seis atletas no masculino. O primeiro round foi de baterias de três pessoas, e o primeiro e segundo colocados avançaram para as semifinais. Os ganhadores das semis se enfrentaram para decidir o campeão.
Mas o evento também contou com algumas competições especiais:
Onda compartilhada: Os 12 surfistas, divididos em seis duplas, e surfando uma onda juntos, do começo ao fim. Os juízes analisam o esforço conjunto dos surfistas para decidir quem surfou a melhor onda compartilhada no Surf Ranch.
Noseride cronometrado: Cada surfista teve uma chance (uma onda) para tentar surfar a onda mais longa com os pés na ponta da prancha - noseride. O surfista foi cronometrado, mas o nível de dificuldade também foi levado em consideração. O vencedor levou uma prancha do Wayne Rich para casa.
Surf em uma prancha de Agave: Para relembrar os princípios do surf de longboard, os atletas surfaram com pranchas feitas em madeira Agave, pelo Wayne Rich Surfboards e pela Channel Island Surfboards.
Confira a lista de atletas que participaram do evento e que poderemos assistir no dia 18 de outubro:
Homens:
Kaniela Stewart
Joel Tudor
Taylor Jensen
Justin Quintal
Kevin Skavarna
Alex Knost
(Alternate) *Kai Sallas
(Alternate) *David Aguilar
Mulheres:
Soleil Errico
Avalon Gall
Honolua Blomfield
Kelis Kaleopaa
Lindsay Steinriede
Kassia Meador
(Alternate) * Kirra Seale
(Alternate) *Rachel Tilly
O evento também foi beneficente, assim como outros da WSL Countdown, e o prêmio em dinheiro será doado para uma organização, escolhida pelos vencedores de cada categoria da competição principal. Foram $5.000 para cada surfista.
Por aqui estamos ansiosos para saber quem levou a melhor no Surf Ranch ontem. Fiquem atentos ao Instagram e site do Mana, porque teremos cobertura do evento, quando ele finalmente for ao ar.