• Fernanda Bahia

Layback Pro, em Florianópolis, marca o retorno das competições mundiais ao Brasil

A janela do Layback Pro apresentado por Billabong começa nesta quarta-feira, 10 de novembro, na praia Mole em Florianópolis, Santa Catarina. O evento marca o retorno das competições da WSL ao Brasil, após o intervalo causado pela quarentena do coronavirus.

Layback Pro poster
Imagem: Divulgação/WSL

O evento é parte do tour do Qualifying Series, valendo 1000 pontos para as meninas e 3000 pontos para os meninos. E o ranking vale uma vaga de acesso ao Challenger Series de 2022, que por sua vez é o tour que garante uma vaga no tour mundial da WSL.


São 32 atletas participando do evento, com algumas surfistas da nova geração que nunca competiram em eventos da Liga Mundial. Isabelle Nalu, Laura Raupp, Pamela Mel, Kemily Sampaio e Potira Castaman são algumas estreantes no QS. Além delas, a surfista britânica Sky Brown, medalhista Olímpica no skate, também vai competir em Florianópolis.

Monik Santos
Monik Santos | Foto: Daniel Smorigo

Alguns outros nomes promissores e já conhecidos do surf feminino brasileiro também competem no evento, como as campeãs brasileiras Yanca Costa e Julia Santos. A catarinense Tainá Hinckel, a experiente Monik Santos e a veterana do CT, Silvana Lima também estão nas baterias do Layback Pro.


O primeiro dia de evento será de classificatórias masculinas, mas já no segundo dia as meninas entram na água com o primeiro round do QS 1000. Quem vencer esse evento garante 1000 pontos para o ranking desse ano. O ranking do qualifying series é responsável por garantir uma vaga no Challenger Series do ano que vem.

Saquarema Surf Festival poster
Saquarema Surf Festival | Imagem: Divulgação/Instagram

O evento será transmitido ao vivo pelo site e app da World Surf League, a partir das 8h, horário de Brasília. E após o evento em Florianópolis, o tour do QS segue para Saquarema, palco de etapa do Championship Tour, para mais um QS, junto com Junior Pro e competição de Longboard da WSL, com janela a partir do dia 15 de novembro.