• Fernanda Bahia

Janela da temporada 2021/2022 de competições de ondas grandes da WSL já está aberta

A WSL confirmou, nesta segunda-feira, 15 de novembro, a janela de espera das duas competições de ondas grandes da temporada de 2021/2022. O Quiksilver Jaws Big Wave Challenge e o Nazaré Tow Surfing Challenge têm até o dia 31 de março de 2022 para acontecerem. Cada competição contempla uma modalidade do surf de ondas grandes, e os eventos marcam o retorno das competições presenciais de onda grande, após a pandemia do Covid-19.

Paige Alms
Paige Alms | Foto: divulgação/WSL

Quiksilver Jaws Big Wave Challenge

Jaws, Hawaii
Jaws, Hawaii | Foto: divulgação/WSL

O Quiksilver Jaws Big Wave Challenge acontece nas ondas de Jaws, em Peahi, no Hawaii, e é um campeonato de surf na remada. A competição terá um formato de baterias individuais, com 24 competidores no masculino e 12 no feminino. O primeiro round vai ser de baterias de 45 minutos e seis surfistas, podendo surfar quantas ondas quiserem dentro do tempo. Cada onda será avaliada por um painel de cinco juízes e valem as duas melhores de cada atleta, com a maior nota valendo o dobro.


No caso do feminino, o primeiro round já é a semifinal, com duas baterias de seis atletas. A final será com as três melhores de cada bateria. Já no masculino, o primeiro round acontece com quatro baterias de seis atletas. Os três melhores de cada bateria passam para a semifinal, com duas baterias de seis atletas (três de cada bateria do round anterior). Por fim, os três melhores de cada bateria chegam na final da competição.

Lista de atletas convidadas para o Quiksilver Jaws Big Wave Challenge:

1 - Paige Alms (HAW)

2 - Felicity Palmateer (AUS)

3 - Annie Reickert (HAW)

4 - Keala Kennelly (HAW)

5 - Emily Erickson (HAW)

6 - Michaela Fregonese (BRA)

7 - Bianca Valenti (USA)

8 - Skylar Lickle (HAW)

9 - Justine Dupont (FRA)

10 - Raquel Heckert (BRA)

11 - Laura Enever (AUS)

12 - Izzy Gomez (COL)


Nazaré Tow Surfing Challenge

Nazaré, Portugal
Nazaré, Portugal | Foto: divulgação/WSL

O Nazaré Tow Surfing Challenge é uma competição de tow in, que acontece nas ondas de Nazaré, em Portugal. O formato da competição é em duplas e o evento acontece todo em um único dia. As duplas são divididas em três grupos, com três duplas em cada grupo, e cada grupo vai competir em duas baterias de 50 minutos. Em cada bateria a dupla deve alternar entre quem pilota o jetski e quem surfa.


Ao final da competição, cada surfista vai receber pontuações para suas ondas, e valem as duas melhores ondas do dia, com a melhor pontuação valendo o dobro. Os competidores serão premiados em diversas categorias no final do dia de evento.


Lista de duplas do Nazaré Tow Surfing Challenge:

Time 1: Kai Lenny (HAW), Lucas Chianca (BRA)

Time 2: Nic Von Rupp (PRT), Pedro Scooby (BRA)

Time 3: Rodrigo Koxa (BRA), Eric Rebiere (FRA)

Time 4: Andrew Cotton (GBR), Will Skudin (USA)

Time 5: Axier Muniain (EUK), Francisco Porcella (ITA)

Time 6: João de Macedo (PRT), Antonio Silva (PRT)

Time 7: Maya Gabeira (BRA), Sebastian Steudtner (DEU)

Time 8: Justine Dupont (FRA), Pierre Rollet (FRA)

Time 9: Michelle des Bouillons (BRA), Ian Cosenza (PRT)

Maya Gabeira, recordista mundial de onda grandes
Maya Gabeira, recordista mundial de onda grandes | Foto: divulgação/WSL

Cada evento tem seu próprio monitoramento para a competição acontecer, e depois da chamada os surfistas têm 72 horas para estarem prontos para competir. Ambos os eventos terão transmissão ao vivo pelo app e site da WSL.