- Fernanda Bahia
Janela aberta para o Nazaré Tow Surfing Challenge
Maya Gabeira, Michelle des Bouillons e Justine du Pont, e 15 outros atletas, estão atentas, aguardando a chamada para o Nazaré Tow Surfing Challenge e as bombas de Nazaré, em Portugal. A janela do evento abriu ontem, 2 de novembro, e os especialistas da WSL já estão atentos para um swell e a chamada dos surfistas, com 72 horas de antecedência.

A primeira edição do evento esperou 5 meses até a chamada acontecer, em fevereiro de 2020. O Nazaré Tow Surfing Challenge foi o primeiro campeonato de ondas gigantes e de tow in, organizado pela Liga Mundial de Surf. Na sua primeira edição levou aos espectadores um show de surf de ondas grandes e muita adrenalina, com transmissão ao vivo. Foi nesse campeonato que Maya Gabeira quebrou seu próprio recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher, anunciado em setembro.
A competição manterá a organização de duplas da última edição, e algumas já foram anunciadas. Serão dez duplas, com cada integrante do time tendo que revezar entre surfar e pilotar o jet ski para colocar sua dupla na onda. O evento será transmitido ao vivo pela WSL e o acesso ao forte de Nazaré estará fechado ao público para evitar aglomerações. O período da janela está sujeito a alterações, devido ás restrições causadas pela pandemia do covid-19.

Com alguns nomes já anunciados, entre as mulheres apareceu uma novidade: a franco-brasileira Michelle des Bouillons, que vai formar dupla com o brasileiro Ian Cosenza. Maya Gabeira, que na primeira edição do campeonato surfou ao lado do alemão Sebastian Steudtner, não teve sua dupla anunciada ainda. Já a francesa Justine du Pont faz dupla com o piloto Fred David.
Entre os outros participantes, outros três brasileiros: Lucas Chumbo, campeão das duplas no primeiro evento, com o havaiano Kai Lenny - sua dupla esse ano novamente; o recordista mundial Rodrigo Koxa, dupla do francês Eric Rebiere; e Pedro Scooby, com o português Nic Von Rupp.
Confira a lista completa de atletas:
Kai Lenny (HAW) e Lucas “Chumbo” Chianca (BRA)
Eric Rebiere (FRA) e Rodrigo Koxa (BRA)
Maya Gabeira (BRA) e piloto a ser definido
Nic Von Rupp (PRT) e Pedro Scooby (BRA)
Andrew Cotton (ING) e Will Skudin (EUA)
João de Macedo (PRT) e Antonio Silva (PRT)
Axier Muniain (ESP) e Francisco Porcella (ITA)
Justine Dupont (FRA) com o piloto Fred David
Michelle des Bouillons (BRA) com o piloto Ian Cosenza (BRA)
Fiquem atentas, e atentos, ao Instagram do Mana, que manteremos atualizadas as informações do campeonato.