• Fernanda Bahia

Novos passos em direção a igualdade de gênero no surf

Os calendários dos circuitos nacional, da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) e internacional, da WSL (World Surf League), já foram divulgados – e em breve serão postados aqui para vocês. E esse será mais um ano com premiações em dinheiro iguais para homens e mulheres. A notícia não é nova, já que no último ano essa também foi a prática da CBSurf e da WSL.


Apesar de não termos encontrado nenhuma nota oficial avisando das premiações, no Instagram da Confederação algumas das postagens já exaltavam o fato em competições do final de 2019. Já segundo uma matéria do Canal WooHoo online, em 2018 o circuito nacional já tinha sido anunciado com as premiações iguais.

A atitude vem antes mesmo da WSL ter tomado essa decisão para o CT. No circuito internacional, a novidade foi anunciada em setembro de 2018. Com a decisão, o surf se tornou um dos primeiros esportes no mundo a ter a mesma premiação para ambos os gêneros.


Além disso, o movimento da liga mundial no sentido de um surf mais justo deu outros passos na direção certa no último circuito. O evento Rising Tides, em 2019, aconteceu antes de todas as etapas do CT.


O Rising Tides foi uma clínica de surf, com as atletas profissionais do Championship Tour e meninas de cada lugar onde aconteceram as etapas. Uma maneira de incentivar a próxima geração de surfistas e fazer com que o esporte continue crescendo para as mulheres.

E, é claro, nada disso foi à toa. Outra notícia que não é tanta novidade, mas talvez pouca gente saiba, é que a CEO da WSL, desde 2017, é uma mulher, a Sophie Goldschmidt. A diretora executiva da liga mundial, em 2018 foi rankeada entre as 15 mulheres mais poderosas do esporte internacional. Isso depois de anunciar, em janeiro daquele ano, um acordo de $30 milhões com o Facebook pelos direitos de transmissão digital das etapas do mundial por dois anos.


E para provar que representatividade importa sim, desde que ela ocupou o cargo, sua influência tem trazido ótimas notícias para as atletas do CT. Esperamos apenas boas novas com ela na diretoria da liga.

1 comentário
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

Contato

COPYRIGHT © 2019, PORTAL MANASURF . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.