• Fernanda Bahia

Fantasy League WSL: você sabe como funciona o jogo de fantasy do surf mundial?

O WSL CT Fantasy é um jogo de fantasy, ou seja, um jogo em que você pode escalar equipes/jogadores/atletas reais em um time virtual de um esporte profissional. No caso do jogo de fantasy da WSL, a intenção é escolher aqueles surfistas que você acredita que vão ser os melhores em cada etapa. É possível jogar contra amigos e entrar em ligas para ver quem sabe mais sobre os atletas do Championship Tour.

Como começar

No site da WSL, basta criar um login e ir na área do "Fantasy" no menu do site. Na página do Fantasy do site, o jogador pode criar sua equipe, participar de ligas, criar sua própria liga e acompanhar o ranking


Algumas ligas mais conhecidas contam com parcerias e prêmios. Outras são mais "pessoais" e podem ser somente para grupos de amigos. As ligas podem ser públicas ou privadas, que exigem senhas para participar.

Montando seu time

Ao montar sua equipe, o jogador deve escolher oito surfistas do masculino e quatro do feminino, antes de cada etapa do tour. De acordo com o ranking do Circuito Mundial, os surfistas são separados em níveis, e o jogador pode escolher um limite de surfistas de cada nível:


Homens

Nível A: Escolha 2 surfistas Nível B: Escolha 4 surfistas Nível C: Escolha 2 surfistas


Mulheres

Nível A: Escolha 1 surfista Nível B: Escolha 2 surfistas Nível C: Escolha 1 surfista


Conforme o ranking atualiza após cada etapa, os surfistas podem mudar de níveis. Por isso, antes de toda a etapa, é importante montar um novo time. Além disso, é interessante levar em conta o local, ondas, e os resultados de cada surfista no local e questão.


Os times podem sofrer alterações até o segundo round da etapa, os seeding rounds e os eliminations rounds, onde são definidos quais atletas vão continuar nas etapas. Os pontos só começam a ser computados a partir do Round of 32 no masculino, e do Round of 16 no feminino.

Pontuação

Cada surfista da sua equipe acumula pontos, baseados no desempenho deles ao longo de cada evento. Os pontos que ganham em cada bateria contam diretamente como pontos para o seu time. Com isso, a pontuação final da sua equipe é o somatório dos pontos conquistados por cada surfista durante a competição.


A pontuação do seu time conta também com um "power surfer", ou o "super surfista". Em cada evento, o jogador escolhe um surfista do masculino e uma do feminino para serem os power surfers. Esses surfistas terão as pontuações obtidas em suas baterias, dobradas na equipe do Fantasy.


Ao final da temporada, a pontuação se acumula para um ranking final do jogo. Além disso, a pontuação é progressiva, e ao final de cada etapa, os pontos da equipe são multiplicados por um fator, que aumenta conforme chega mais perto do final do tour.

ManaLiga

Nesse ano, o Mana resolveu criar sua própria Liga, a "ManaLiga". Por enquanto, é só por diversão, e nenhuma premiação está em jogo. Para participar, é só buscar pela ManaLiga na lista de ligas da WSL. Assim, veremos quem está mais antenado e conhece melhor as surfistas e os surfistas do CT 2022.