Fernanda Bahia
Erin Brooks campeã do Corona Saquarema Pro, última etapa do Challenger Series 2023
A canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, levou o troféu do Corona Saquarema Pro, última etapa da temporada de 2023 do Challenger Series. A vitória foi em cima da australiana Sophie McCulloch, em uma final decidida nos minutos finais da bateria. No masculino, Samuel Pupo foi o grande campeão.

Sophie começou a bateria garantindo já o seu somatório, nas primeiras ondas que surfou. Erin tentou responder, mas não conseguiu achar boas ondas para superar a australiana. Até que, nos minutos finais, surfou uma onda que rendeu um 5 para o seu somatório, que já garantia a virada.
Mas Erin ainda achou uma segunda onda, já nos instantes finais e, com uma manobra expressiva, recebeu uma nota excelente fechou a bateria com um 8.67. O somatório da surfista foi o maior do dia no feminino.

A vitória da canadense garantiu sua vaga no Challenger Series de 2024. Em entrevista após sua bateria, a surfista prometeu trazer manobras aéreas para a competição, a fim de buscar sua vaga para o CT em 2025.
Para chegar na final, Erin Brooks eliminou Nadia Erostarbe nas semis, tirando a chance da surfista de conseguir uma vaga no Championship Tour de 2024. A surfista do País Basco precisava vencer o campeonato para superar Isabella Nichols no ranking. Com isso, Isabella Nichols foi a última a qualificar para o CT 2024.

Além dela, Sawyer Lindblad, Alyssa Spencer e India Robinson também garantiram suas vagas do CT durante o evento em Saquarema. Enquanto a veterana Sally Fitzgibbons, já chegou na competição com sua vaga garantida.
Da lista, Alyssa e Sawyer são as rookies, que vão estrear no circuito mundial do ano que vem. India Robinson e Isabella Nichols já foram do CT, mas acabaram caindo no corte do meio da temporada. Isabella caiu em 2023, e já garantiu o retorno em 2024. India estreou em 2022, quando caiu com o corte do meio do ano, e não conseguiu voltar em 2023.
A temporada do Challenger Series contou com 6 etapas, começando na Austrália e terminando no Brasil. O circuito é o meio de acesso para o Championship Tour, e no feminino, o top5 do ranking se juntam ás atletas do CT para competir pelo título mundial.