• Fernanda Bahia

Duas etapas do Qualifying Series confirmadas no Brasil, em novembro, pela WSL Latin America

O escritório da América Latina da WSL confirmou dois eventos do Qualifying Series, em novembro, no Brasil, em praias tradicionais do surf brasileiro: o primeiro, o LayBack Floripa Pro, na Praia Mole em Florianópolis; e o segundo é o Saquarema Surf Festival, na Praia de Itaúna, em Saquarema.

Praia Mole e Praia de Itaúna | Fotos: WSL


A etapa de Florianópolis acontece entre os dias 10 e 14 de novembro, e logo em seguida, no dia 15 de novembro, a janela abre em Saquarema. As duas competições serão para o acesso ao Challenger Series, que por sua vez garante acesso ao Championship Tour.


O Layback Floripa Pro terá etapas do QS3000 pro masculino e QS1000 no feminino. Já em Saquarema, além do QS3000 para as duas categorias, o Surf Festival também vai ter etapas do Pro Junior e do Longboard, valendo 1000 pontos qualificatórios para os mundiais das duas modalidades. As pontuações irão valer para os primeiros rankings regionais de 2021/2022, no novo formato do tour da WSL.


A Praia de Itaúna tem sido palco do Championship Tour desde 2017, mas em 2020 e 2021 não recebeu os grandes surfistas do circuito mundial, por conta da pandemia. Já a Praia Mole em Florianópolis já foi palco de alguns eventos do QS, mas desde 2010 não recebe o evento por lá. As duas etapas marcam o retorno desses picos tradicionais para o circuito mundial depois de um intervalo e prometem receber alguns grandes nomes do surf da américa latina.