• Fernanda Bahia

Deu Brasil em Portugal: Tati Weston-Webb campeã do MEO Pro Portugal

Tatiana Weston-Webb garantiu sua terceira vitória em etapas do CT, em Supertubos, Portugal, contra a californiana Lakey Peterson. Com a vitória, a brasileira chegou no top5 do ranking feminino de 2022.

Tati Weston-Webb campeã em Portugal | Fotos: WSL/Thiago Diz/Damien Poullenot


Depois do show das novatas no Hawaii, a etapa em Portugal foi das veteranas. India Robinson foi a única rookie que chegou nas quartas de final, e a experiência falou mais alto dessa vez. Ela, Tyler Wright, Courtney Conlogue e Johanne Defay perderam as disputas por uma vaga na semifinal.


E as duas surfistas com mais campeonatos mundiais, Carissa Moore e Stephanie Gilmore, foram deixadas para trás por Tati Weston-Webb e Lakey Peterson, que chegaram nas finais. Um resultado inesperado para a etapa em Peniche, depois das duas etapas havaianas.

Lakey Peterson, vice-campeã em Portugal
Lakey Peterson, vice-campeã em Portugal | Foto: WSL/Damien Poullenot

Faltando duas etapas para o corte do elenco feminino do tour, a vitória de Tati deixa a surfista com uma boa vantagem para as etapas australianas, onde a surfista já teve bons resultados em temporadas anteriores.


Lakey Peterson, que ficou em terceiro em Pipe e agora em segundo em Portugal, também está no top5 do ranking, junto com Carissa Moore, Malia Manuel e a líder atual, Brisa Hennessy, que conquistou o posto em Sunset Beach e o manteve em Peniche.


No top10 - que é a linha de corte da metade do tour - tem ainda duas veteranas: Tyler Wright, bicampeã mundial, e Johanne Defay. Junto com elas as novatas India Robinson e Gabriela Bryan. Moana Jones aparece em décimo lugar, após ter surfado como convidada em Pipeline e Sunset, mas não ter sido chamada para Portugal.

Stephanie Gilmore em Portugal
Stephanie Gilmore em Portugal | Foto: WSL/Damien Poullenot

Quatro nomes já conhecidos de temporadas passadas não estão dentro do corte - por enquanto. Na Austrália, tudo ainda pode mudar. Stephanie Gilmore, heptacampeã mundial, aparece em 14º lugar, após perder a etapa de Pipeline e ser eliminada nas oitavas em Sunset.


As duas próximas etapas que acontecem em Bells Beach e Margareth River, na Austrália, serão em abril. A janela do Rip Curl Pro Bells Beach abre no dia 10 de abril e vai até o dia 20. A partir do dia 24, começa a janela para o Margaret River Pro, e vai até o dia 4 de maio.