• Fernanda Bahia

Comitê pela Equidade no Surf Feminino - CEWS - anuncia sua dissolução


Em suas contas pessoais do Instagram, as quatro membros fundadoras do CEWS anunciaram o hoje, 5 de junho, o fim do comitê. Com um pequeno texto na legenda de uma foto das quatro surfistas em suas pranchas, afirmam que agora que atingiram o objetivo pelo qual o grupo foi criado, a luta deve ser ainda maior.


O comunicado aponta ainda que todas irão continuar buscando equidade em suas lutas individuais, enquanto buscam novas alianças formais para as próximas "batalhas". Para elas, o CEWS deu início a um movimento que agora estende-se para além do surf feminino de ondas gigantes.


A intenção agora é que a busca por equidade caminhe para além do gênero, e alcance questões raciais, dentro e fora do surf e do território hawaiano onde o CEWS atuava. Como afirmam no comunicado,

Como surfistas, nós temos um otimismo inerente. Acordamos todos os dias e remamos procurando por uma onda melhor do que a anterior. Com o CEWS, nós encontramos essa onda e a surfamos. Agora a onda ainda maior está por aí. Vamos atrás dela! (tradução livre).

O Comitê pela Equidade no Surf Feminino, em 2016, lutou pela lei que afirmava que, para um evento obter a permissão do governo da Califórnia, deveria haver a participação de categorias feminina e masculina. Isso porque, no evento de ondas gigantes de Mavericks, as mulheres não eram incluídas. O governo da Califórnia concordou com o pedido. Anos depois, fruto também das lutas do CEWS, a WSL anunciou a premiação igual para homens e mulheres em todos os seus eventos. Por fim, em 2020, lutaram pela mesma lei de permissão de eventos em espaços públicos, mas dessa vez em Halfmoon Bay, no Hawaii.


Confira abaixo o comunicado sobre a dissolução do comitê no Instagram de Andrea Moller, uma das membras fundadoras do CEWS. E uma tradução livre do ManaSurf.



"Hoje, estamos terminando com o Comitê pela Equidade no Surf Feminino.

Em outubro de 2016, quatro das maiores surfistas de ondas gigantes do mundo, assinaram e enviaram uma carta à Comissão da Costa Californiana (CCC), demandando o direito de competir na competição de ondas gigantes de Mavericks. Nossa posição era simples: a competição precisa de uma permissão para realizar o evento em espaço público, e o estado da Califórnia e a CCC não devem conceder a permissão caso o evento ou seus organizadores discriminem por gênero abertamente.

Um mês depois, a CCC anunciou estar de acordo com a nossa posição e pediu que todos os futuros eventos em Mavericks incluíssem mulheres. Esse foi um grande marco, mas apenas parte das nossas conquistas. Quase dois anos depois, a WSL - a principal entidade do surf mundial - anunciou um mandato de premiação igual para homens e mulheres em todos os eventos da WSL, a começar por Pe'ahi no Hawaii.

O Comitê pela Equidade no Surf Feminino foi formado para lutar uma pequena batalha, e a gente venceu. Então hoje, estamos felizes de anunciar o fim do CEWS. A gente lutou uma grande briga, com grandes aliados e o mundo do surf está melhor por isso.

Agora, a luta se estende para além das águas de Half Moon Bay. Se estende por equidade, não só por mulheres, mas para surfistas pretos, indígenas e de pessoas de cor, além daqueles com deficiências e afins. Se estende a questões em todo o nosso planeta, nos oceanos e no alto das montanhas. Se estende a atletas além do surf (a nossa "onda") e do nosso engajamento com a sociedade como um todo (nosso "oceano"). Durante a nossa jornada, nós aprendemos que ondas gigantes tem o poder de abrir e mudar mentes, e que os surfistas que surfam essas ondas têm a responsabilidade de dividir esse poder. Nós vamos continuar com nossas vozes individuais ativas enquanto construimos uma aliança formal para a próxima etapa da nossa luta por equidade. Nesse meio tempo, sigam nossas irmãs @thewahineproject, @browngirlsurf e @blackgirlsurf.

Como surfistas, nós temos um otimismo inerente. Acordamos todos os dias e remamos procurando por uma onda melhor do que a anterior. Com o CEWS, nós encontramos essa onda e a surfamos. Agora a onda ainda maior está por aí. Vamos atrás dela!"

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

Contato

COPYRIGHT © 2019, PORTAL MANASURF . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.