Fernanda Bahia
Caroline Marks leva sua primeira vitória na temporada de 2023 no Surf City El Salvador Pro
A sexta etapa do CT 2023 terminou, em El Salvador, com a estadunidense Caroline Marks campeã, e Tyler Wright vice. No masculino, Filipe Toledo levou a melhor e Griffin Colapinto ficou em segundo. Carissa Moore e Griffin Colapinto seguem para a etapa de Saquarema com a lycra Amarela.
Campeões do Surf City El Salvador Pro | Fotos: WSL/Aaron Hughes
A surfista da Florida, Caroline Marks, não ganhava uma etapa desde 2021, mas levou a melhor em cima da australiana Tyler Wright, em El Salvador. Com a vitória, Caroline está em terceiro no ranking, o que aumentam suas chances de chegar no Final 5 no final da temporada, e da vaga provisória nas Olimpíadas de 2024 em Paris.

Nas semis, Caroline Marks estava ao lado de três campeãs mundiais. Caroline precisou eliminar Carissa Moore para avançar para as finais, enquanto Tyler Wright eliminou Stephanie Gilmore, sua conterranea e atual campeã mundial. A hegemonia das veteranas do circuito parece difícil de ser superada.
Com o vice-campeonato, Tyler Wright está em segundo no ranking e cada vez mais próxima de estrear no WSL Finals em Trestles. A surfista nunca conseguiu uma vaga no top5, desde que o novo formato foi criado. Mas, com quatro finais e duas vitórias em 2023, a surfista pode, finalmente, ter sua chance no tricampeonato.

A brasileira Tatiana Weston-Webb chegou como uma das favoritas no evento, após ganhar o ISA World Surfing Games, que rolou também em El Salvador, menos de uma semana antes. No entanto, Tati precisou se retirar da competição pois estava com intoxicação alimentar, e não competiu as quartas de final, onde enfrentaria a campeã da etapa. Com seu resultado, a representante do Brasil agora está em quinta posição, empatada com a atual campeã mundial Stephanie Gilmore.
A etapa de El Salvador foi a sétima do ano, e agora os surfistas seguem para o Maracanã do Surf, Saquarema, para a etapa brasileira do Tour Mundial. E estamos cada vez mais próximos do Rip Curl WSL Finals, que vai rolar em Trestles, na Califórnia, em Setembro. Mas antes, as atletas ainda passam por JBay e Teahupo'o depois do Brasil.