top of page
  • Foto do escritorFernanda Bahia

Caroline Marks é a campeã mundial de 2023, quebrando o domínio de Stephanie, Tyler e Carissa

Caroline Marks foi a grande campeã mundial de 2023 do Championship Tour da WSL. No round final contra a primeira do ranking, Carissa Moore, Caroline levou as duas primeiras baterias e garantiu o título.

Caroline Marks e Filipe Toledo campeões mundiais | Fotos: WSL/Tiago Diz


A estadunidense, em seu ano de estreia, foi vice-campeã, e agora leva o primeiro troféu para casa, no seu quarto ano no circuito. Além do título mundial, Caroline também garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, ao lado de Carissa Moore. No masculino, Filipe Toledo é bicampeão mundial, pelo segundo ano consecutivo.

Filipe Toledo bicampeão mundial
Filipe Toledo bicampeão mundial | Foto: WSL/Tiago Diz

A surfista fez uma boa campanha ao longo do ano, com quatro finais e duas vitórias em etapas do circuito. Esse foi seu "comeback year", depois de ficar de fora de cinco etapas do circuito em 2022 por conta de uma lesão. É a primeira vez que Caroline chega na WSL Finals, desde que o novo formato foi implementado, em 2021.


Depois de chegar como seed nº3 na Finals, a surfista venceu a rookie Caitlin Simmers, que já havia feito uma boa bateria contra Molly Picklum. Caroline ainda derrotou Tyler Wright, com duas notas excelentes no terceiro confronto do dia. A surfista, natural do estado da Flórida, parecia estar em casa nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.

Caroline Marks e Carissa Moore disputaram o título mundial de 2023 | Fotos: WSL/Pat Nolan


Na primeira disputa pelo título, contra Carissa Moore, Caroline também garantiu duas notas excelentes, com o seu backside. Já o segundo round pelo título começou mais devagar, com quase metade da bateria sem ondas surfadas. Mas Marks logo surfou duas boas ondas, e levou um 7 e um 7.6, e Moore ficou sem tempo para conseguir responder.


É a primeira vez em 17 anos que uma "goofy" leva o título mundial. E desde 1997, que a bandeira dos Estados Unidos não subia ao pódio feminino. Além disso, Caroline quebra o domínio de títulos que vinha sendo revezado entre Carissa Moore, Tyler Wright e Stephanie Gilmore. A última vitória inédita de um título mundial foi em 2016 com Tyler.

bottom of page