Fernanda Bahia
Caitlin Simmers é a campeã do Vivo Rio Pro, em Saquarema, Rio de Janeiro
Caitlin Simmers foi a grande campeã do Vivo Rio Pro. A rookie levou a sua segunda vitória da temporada na Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro. A australiana Tyler Wright foi a vice. No masculino, Yago Dora levou em cima do também australiano Ethan Ewing. Foi a primeira vitória do brasileiro em uma etapa do CT.
Caitlin Simmers campeã do Vivo Rio Pro | Fotos: Thiago Diz e Alison Araújo
Caitlin abriu a bateria final com uma onda excelente e um 8.33. Antes mesmo de Tyler poder responder, a novata achou uma segunda onda e tirou um 6.33, deixando a australiana em combinação. O somatório de 14.66 foi o mesmo até o final da bateria, e a vice-campeã, apesar de tentar, ainda precisava de uma nota excelente quando o tempo chegou ao fim.

No caminho para a final, Simmers ainda eliminou a pentacampeã mundial Carissa Moore, que defendia o título do Rio Pro. A disputa entre as duas foi inédita e Caitlin achou duas boas ondas na metade da bateria. Sem prioridade, Carissa tentou responder nos instantes finais, mas não conseguiu achar boas ondas.

A final foi de sol e boas ondas, após 6 dias de mar flat na Praia de Itaúna. E além do show de surf, a torcida brasileira foi o que chamou atenção.
"Esse é, provavelmente, o momento mais louco da minha vida. Olhando pra areia do mar e vendo tudo e todos aqui na praia. Não dá pra ver nenhum espaço vazio na areia. É muito doido. Eu estou muito feliz!" Afirmou Caitling após sua vitória.
Já na sexta-feira, o ponto alto do dia foi a bateria entre Carissa Moore e Bettylou Sakura Johnson. Sakura levava a melhor contra Carissa durante toda a disputa mas, mesmo com a prioridade, acabou deixando uma onda para Moore nos minutos finais. Carissa aproveitou a oportunidade e garantiu um 8.83, virando a bateria faltando 5min para acabar e garantindo a vaga na semi.

Caroline Marks também fez uma nota excelente nas quartas, e garantiu a semifinal contra Tyler Wright. Na semi, Marks abriu a bateria com um 4.83, mas não conseguiu uma segunda nota boa. No meio tempo, Tyler já tinha duas notas e levou a melhor.
Até aqui, Tyler e Carissa já garantiram suas vagas no WSL Finals, em Trestles. Caitlin assumiu a quinta posição do ranking e pode chegar na final no seu ano de estreia. Tatiana Weston-Webb acabou caindo algumas posições, depois de ser eliminada pela própria Caitlin no Round Eliminatório.
No masculino, a torcida brasileira não poderia ter pedido uma final melhor. E para Yago Dora, sua primeira vitória no CT não poderia ter sido mais perfeita: em casa, com boas ondas e um 10 em um aéreo absurdo.

A próxima etapa do CT acontece em J-Bay, na África do Sul, entre os dias 13 e 22 de julho. No feminino, Carissa segue com a lycra amarela de líder do ranking. No masculino, Filipe Toledo reconquistou a liderança e tirou a lycra do Griffin Colapinto.