• Fernanda Bahia

Bela Nalu é a grande campeã do Rip Curl Grom Search na Fazenda da Grama, em São Paulo

Tanto no sub14, quanto no sub16, Bela Nalu, de São Paulo, foi a grande campeã da categoria feminina do Rip Curl Grom Search, em sua 22ª edição. O evento é um clássico e vem revelando promessas das próximas gerações do surf, ano após ano.

Bela Nalu foi a grande campeã das duas categorias femininas Fotos: Reprodução/Instagram


Na categoria sub14, a paulista Sophia Medina foi vice-campeã, com a catarinense Laura Raupp em terceiro e em quarto a paranaense Luara Mendelli. Para Sophia, que competia pelo tetracampeonato, esse foi o último campeonato de base da surfista, que pretende agora focar nas competições para chegar ao tour mundial da WSL.

Piscina de ondas da Fazenda da Grama
Piscina de ondas da Fazenda da Grama | Foto: Divulgação/RipCurl

Na sub16, no segundo dia de competição, Bela repetiu o seu feito e mostrou que estava focada na competição.


Em segundo lugar, ficou a catarinense Alexia Monteiro, Gabriely Vasquez em terceiro e Luara Mandelli repetiu seu lugar no pódio.


O campeonato desse ano é sem precedentes, sendo o primeiro a acontecer no país em ondas artificiais. A Fazenda da Grama é um condomínio de luxo em Itupeva, no interior de São Paulo, e o primeiro da América Latina com uma piscina de ondas com a tecnologia do Wave Garden.

Picina de ondas da Fazenda da Grama
Picina de ondas da Fazenda da Grama | Foto: Divulgação/Rip Curl Brasil/Instagram

No masculino, o campeão da categoria sub12, Pablo Gabriel garantiu o seu bicampeonato na caompetilção. No sub14, o título ficou para o paulista Matheus Neves, e no sub16, foi outro paulista, Ryan Kainalo, que levou o troféu para casa.


As seletivas aconteceram por meio de vídeos das ondas surfadas pelos competidores, julgadas por um painel de surfistas e juízes de surf. Já as finais da competição aconteceram na piscina de ondas, com transmissões ao vivo da tarde do segundo dia pela SporTV e participação do tricampeão mundial Gabriel Medina.