Raiane Cardoso
Australian Grand Slam of Surfing: Isabella Nichols é a campeã da segunda etapa do evento
Ontem, terça-feira (6), chegou ao final a segunda etapa do Australian Grand of Surfing da Liga Mundial de Surf (WSL), o Boost Mobile Pro Gold Coast, evento que reuniu os melhores surfistas da Austrália. A etapa aconteceu por dois dias, segunda e terça-feira, na ilha South Stradbroke, um dos melhores picos de surf do país. No surf feminino, Isabella Nichols foi quem levou o troféu para a casa. No masculino, Mikey Wright foi o grande campeão.
Com ondas de cinco a seis pés nos dois dias, o evento contou com as melhores condições de ondas de todo o WSL Countdown. A etapa já começou com Tyler Wright, a campeã do primeiro evento do Grand Slam, sendo eliminada na sua primeira bateria por Macy Callaghan e Sophie McCulloch, que ganhou o wildcard do evento.
Macy Callaghan foi um dos destaques do primeiro dia. A surfista eliminou Stephanie Gilmore, sete vez campeã mundial, nas quartas de final por uma diferença bastante expressiva de pontuação: Callaghan somou 9.20 e Gilmore apenas 1.50 pontos.
Ontem, no dia das finais, o evento ainda contou com uma chamada bateria de herança, com grandes nomes do surf como o campeão mundial de 1999 Mark 'Occy' Occhilupo, Brendan 'Margo' Margieson, Dean Morrison, Bede Durbidge e Kieren Perrow.
As duas baterias de semifinal foram bem acirradas. Na primeira, Sophie McCulloch bateu Macy Callaghan por uma diferença de dez décimos, foram 9.93 pontos contra 9.83. Já a segunda foi entre Isabella Nichols e Nikki Van Dijk. Nichols já conquistou suas maiores notas na bateria nas primeiras ondas, um 5.20 e um 5.70, acumulando um total de 10.90 contra os 10.56 de Nikki.
Na grande final, que foi entre Sophie McCulloch e Isabella Nichols, McCulloch acabou não tendo um desempenho tão bom. Sua maior nota foi um 2.23 e Nichols conquistou o troféu com um somatório de 11.07 pontos.
2020 seria o ano de estreia da surfista no circuito mundial de surf. Os planos de Nichols não saíram como ela gostaria mas a surfista comentou que treina na Ilha South Stradbroke sempre que possível e ainda brincou com o festival de vacas que o Boost Mobile Pro Gold Coast proporcionou:
"Como eu disse ontem, acho que vou ter que tomar cinquenta banhos porque tenho areia em absolutamente todos os lugares. [...] A última bateria veio e foi muito rápida e estou feliz por surfar uma competição novamente", disse ela.
O Australian Grand Slam of Surfing continua até o dia 31 de outubro e terá a sua terceira e última etapa em Margaret River, o Margaret River Pro. O evento ainda não tem data definida pois depende das condições do mar e da previsão de ondas.