• Raiane Cardoso

15 filmes de surf feminino para assistir

O ManaSurf separou uma lista especial para esses tempos de quarentena longe das águas e do surf: 15 filmes sobre surf feminino para assistir e se inspirar. Confira abaixo:



1. 7 Girls (2001)


Considerado um dos primeiros sobre surf feminino, o filme mostra sete surfistas - Heather Clark, Keala Kennely, Layne Beachley, Rochelle Ballard, Serena Brooke, Megan Abubo e Sophia Mulanovich - e mais algumas amigas surfando em picos como Havaí, Fiji e Taiti. O filme mostra como o surf vai além do esporte e que é, na verdade, um estilo de vida. Você pode assistir no The Surf Network. Confira o trailer:



2. A Onda dos Sonhos (2002)


Essa ficção conta a história de Anne Marie (interpretada por Kate Bosworth) e mais três amigas, que surfam e moram na Costa Norte do Havaí. Anne divide a sua vida entre os treinos, campeonato e o trabalho como camareira em um hotel, onde conhece um homem pelo qual se apaixona e a afasta da concentração no surf. O filme é baseado no artigo sobre as surfistas de Maui chamado "Life's Swell", escrito por Susan Orlean para a revista Outside. A obra recebeu algumas indicações a prêmios, como o MTV Movie Awards e o Teen Choice Award. Você pode conferir o filme no Telecine Play, Google Play e iTunes. Veja o trailer:



3. Dear and Yonder (2009)


O filme conta com diversas surfistas como Lisa Andersen, Kassia Meador, Sofia Mulanovich, Sally Fitzgibbons, Belinda Baggs, Linda Benson, Rell Sunn, Silvana Lima, Prue Jeffries, Coco Ho e Stephanie Gilmore. "Dear and Yonder" foca no que todas essas mulheres, mesmo sendo tão diferentes, têm em comum: a conexão com o mar e com o surf, com um toque artístico da gravação em 16 mm e um olhar especial para o surf feminino. Você pode ver esse filme na Amazon. Confira o trailer:




4. The Women and the Waves (2009)


O documentário conta a história de dez surfistas, de 17 a 64 anos, que enfrentaram - e continuam enfretando - os desafios de se dedicar a um esporte ainda tão dominado por homens. O filme é dirigido por uma mulher, a filmmaker e fotógrafa Heather Hudson, que é apaixonada pelo surf e seu estilo de vida. Você pode ver esse filme no The Surf Network. Veja o trailer:




5. A Onda dos Sonhos 2 (2011)


Por mais que leve o "2" no título, o filme não é uma continuação, conta com um elenco e uma história diferente: Dana (interpretada por Sasha Jackson) é uma surfista californiana de 18 anos que, após olhar o diário de sua mãe já falecida cheia de fotos de seu tempo surfando na África do Sul, decide viajar até lá e surfar em todos os lugares que sua mãe surfou e em Jeffrey's Bay, onde sua mãe sempre quis surfar, mas nunca pôde. O filme mostra Dana passando por uma jornada de autoconhecimento e aprendizado sobre a vida. Você pode conferir a obra no Youtube, Google Play e iTunes. Veja o trailer:




6. Soul Surfer: Coragem de Viver (2011)


Este filme é, provavelmente o mais conhecido sobre surf feminino. Ele conta a história da surfista estadunidense Bethany Hamilton, que em 2003 sofreu um ataque de tubarão e acabou tendo seu braço esquerdo amputado. O acidente não a afastou do surf - Bethany logo voltou para a água e para as competições. Você pode ver o filme na Netflix, iTunes e Google Play. Confira o trailer:



7. Stephanie in the Water (2014)


O filme mostra a trajetória da surfista australiana Stephanie Gilmore, que já foi sete vezes campeã mundial de surf. O documentário possui tom mais íntimo e mostra o lado competitivo da atleta e os obstáculos que ela enfrentou para conseguir tantos títulos. Você pode conferir em múltiplas plataformas, como indica o site oficial do filme. Veja o trailer:



8. Sea Sun Flower (2015)


Este é o primeiro filme brasileiro dedicado exclusivamente ao surf feminino. A obra acompanha a jornada das surfistas Marina Werneck, Claudina Gonçalves, Alana Pacelli, Chantalla Furlanetto e Bárbara Muller em uma viagem para a Costa Rica. Você pode assistir no Vimeo e Youtube. Confira o trailer:



9. Maya Gabeira: Return to Nazaré (2016)


A surfista carioca de ondas grandes Maya Gabeira sofreu um grave acidente em 2013 ao enfrentar a maior onda do mundo em Nazaré, Portugal. O filme mostra o retorno de Maya a Nazaré, após sua recuperação física e psicólogica. Você pode assistir na Red Bull TV. Confira o trailer:



10. The Women and the Waves 2 (2016)


O documentário é uma continuação que analisa o estado do surf atualmente de uma perspectiva feminina. Seguindo o modelo do primeiro filme, o doc acompanha seis surfistas e explora, através de suas vidas pessoais e profissionais, o surf como um estilo de vida. Você pode conferir no The Surf Network. Veja o trailer:




11. Girl on Wave (2017)


O documentário mostra a jornada da windsurfer Sarah Hauser, atleta natural de Nova Caledônia, arquipélago francês na Oceania. O filme foi gravado em Maui, Havaí e foi o primeiro filme de windsurf completamente gravado em qualidade 5k. A obra mostra os desafios que Sarah enfrentou ao ir para os Estados Unidos participar das competições de windsurf. O doc conta com entrevistas de outros windsurfers, atletas da elite mundial e outras pessoas que inspiraram Sarah Hauser a seguir seus sonhos. Você pode assistir no iTunes. Veja o trailer:


12. Trouble: The Lisa Andersen Story (2018)


O filme conta a trajetória da surfista estadunidense Lisa Andersen. Quatro vezes campeã mundial, a surfista conta que o surf e o nascimento de sua filha a salvaram e que foram um grande ponto de virada na sua história. Você pode assistir no OFF Play. Confira o trailer:



13. Bethany Hamilton: Unstoppable (2019)


Documentário lançado no final de 2019, mostra imagens do acidente e a trajetória de Hamilton desde o ocorrido, os obstáculos que enfrenta dentro e fora da água e ainda conta com entrevistas e depoimentos de outras surfistas como a big rider canadense Paige Alms. Você pode assistir o filme em múltiplas plataformas, como indica o site oficial. Veja o trailer:



14. Meu Nome É Michaela Fregonese (2020) -


O documentário mostra a primeira vez da big rider curitibana Michaela Fregonese encarando as ondas gigantes de Nazaré, Portugal. O filme estreou no último dia 6 e o ManaSurf esteve presente no evento de lançamento. Você pode conferir a obra no OFF Play. Veja o trailer:



15. Undone (2020)


O documentário mostra a trajetória da surfista autraliana Laura Enever que, após sofrer lesão em 2018 e não conseguir se requalificar para o CT, deu uma pausa no campeonato mundial e passou a se dedicar a um sonho que tinha: o surf de ondas grandes. Você pode assistir no Vimeo On Demand. Veja o trailer:



E aí, você tem alguma indicação? Deixa aqui nos comentários!

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

Contato

COPYRIGHT © 2019, PORTAL MANASURF . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.